sexta-feira, 10 de abril de 2015

Momento de Reflexão com João Victor Coutinho



Jesus está bem! 

Há uns tempos, venho refletindo na graça de Deus demonstrada em Cristo, e tenho sido bem confortado em vários momentos, e uma das coisas que ressoou em meus ouvidos e minha mente é que Jesus está bem.

Quando nos encontramos com alguém, a primeira pergunta é: "Como você está?", ou "Como você vai?", ou ainda (dependendo de como estiver nosso astral, nosso semblante) "Você está bem?", e a resposta imediata é "Sim, e você?" (para encontros rápidos ou com pessoas que não temos intimidade de contar nossos problemas), ou então contamos a verdade (não que a gente minta!) e o que estamos passando. É claro que não devemos sair contando nossa vida a todo mundo, e por isso somos tão gerais em dizer a todos ou à maioria que estamos bem, mas na verdade há uma realidade presente entre os cristãos, e que deveria ser mais considerada por nós. JESUS ESTÁ BEM!!!!!!!!!

Jesus está bem porque ele é Deus -> Por ele ser Deus, Ele tem o controle de toda e qualquer situação que nos ocorre, pois "tudo coopera par o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8.28), e tudo é tudo mesmo, as coisas boas e alegres e as coisas tristes e chatas da vida. Eu sei que na prática, as coisas não se tornam simples tão facilmente, mas sendo bem prático, posso dizer que quando depositamos nossa confiança em Cristo, podemos ter certeza e descansar tranquilos quanto ao nosso futuro, pois se Deu cuida das aves do céu, e das plantas e das flores, ele não cuidará de seus filhos? Você já parou para pensar em como os animais das florestas não morrem de fome? É porque Deus em Sua graça providencia o alimento deles. Assim, Deus cuidará de nós, pois Seu filho Jesus Cristo, "Deus de Deus, Luz de Luz", cuidará de nós!

Jesus está bem, porque só Ele está -> Se pensarmos bem, nós nunca estamos bem, pois só o fato de a gente estar perto do pecado e sujeito a pecar e nos afastar de Deus já é um motivo de lembrarmos da nossa fraqueza. Como diz o salmista, "somos pó" (Salmo 103.14). Paulo diz que "somos fracos Nele" (II Coríntios 13.4). Deus, falando de nossa fragilidade e pequenez, pergunta ao homem Jó: "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra?" (Jó 38.4), e o pobre Jó, sem ter qualquer argumento diante de Deus, responde: "Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho à boca." (Jó 40.4). Logo, podemos concluir que somos muito frágeis e fracos, doentes e carentes, necessitados e pequenos para qualquer coisa, se não formos sustentados por Deus, por Cristo e Seu Espírito Santo. Disse Jesus: "Sem mim, nada podeis fazer" (João 15.5). Jesus, porém, está bem onde Ele está. Houve um momento onde Ele não esteve bem (pelo menos não aos olhos de muitos), que foi quando Ele esteve nesse mundo, na cruz, pendurado, abandonado por Deus, seu Pai: "Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?" (Mateus 27.46). Mas o que parece um momento de dor e tristeza se torna em grande alegria: "Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia" (Mateus 28.6). Na verdade, Ele sempre esteve bem, porque Ele se deu para morrer: "Dou a minha vida para tornar a tomá-la." (João 10.17). Ele deu Sua própria vida para ressuscitar, e agora, Cristo está no lugar de onde Ele sempre foi: "...de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus" (Colossenses 3.1), "pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." (Romanos 8.34). Cristo está bem, pois Ele é Deus, e por isso sempre esteve bem!

Sei que Jesus está bem, porque Ele me salvou -> o fato de Deus ter nos salvo em Cristo é uma grande prova de que Jesus está bem. Já que Ele é o caminho para a vida eterna, esse caminho nunca mudará, nem sairá de seu lugar. Independente de qualquer situação ou dificuldade, posso ter a certeza de que estou no caminho, e que por isso confio que chegarei até o final. Esse caminho levará até o destino certo, até Deus mesmo. A questão, no fim, não será se fui mais rico ou mais pobre, ou se sofri muito ou pouco, ou se sorri mais ou menos, mas se eu estive ou não no caminho, em Cristo.

Se focarmos e pensarmos dessa maneira, nunca nos sentiremos abalados pelas circunstâncias da vida. Podemos nos entristecer por alguns motivos, mas nunca seremos tristes para sempre, pois o foco é Cristo: "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hebreus 12.2). Vocês veem? Ele fez tudo! Suportou tudo por nós, para nos dar a vida verdadeira que tanto precisávamos! Devemos olhar para Ele, e assim seremos confortados em nossas aflições.
Concluindo, Jesus está bem porque Ele fez tudo por mim, quando eu nada podia fazer por mim. Assim, devo ouvir as palavras do autor de Hebreus: "Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos." (Hebreus 12.3). Que possamos sempre considerar e aplicar nossos corações a isto:

Jesus sempre estará bem, ainda que a gente pense que nós não estamos, e por isso, nos alegramos e nos confortamos em saber que o nosso Salvador está bem, e poderá nos salvar a qualquer momento, e de qualquer dificuldade!

João Victor Coutinho
2º Tesoureiro da Femec13
Seminarista do SETECERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário